top of page

07 Dicas alimentares para tratamento da Gastrite!

  • Foto do escritor: Cirurgião na Cozinha
    Cirurgião na Cozinha
  • 12 de jun. de 2022
  • 2 min de leitura

A seguir você conhecerá 07 dicas infalíveis para o controle da Gastrite!


ree

A gastrite é uma inflamação da parede do estômago causada por um desequilíbrio entre a secreção ácida e a proteção da parede gástrica.


Esse desequilíbrio pode ser causado pela presença da bactéria H. pylori, por aumento da secreção de ácido ou mesmo pelo estresse, podendo ser influenciada pela correria do dia-a-dia e pelas más escolhas alimentares.


Os principais sintomas da gastrite são: dor abdominal (dor "na boca do estômago"), náusea pós-alimentar, sensação de empanzinamento, vômitos e queimação ou azia.


O diagnóstico é clínico, mas algumas vezes é necessário realizar endoscopia com biópsia para definição das causas. A endoscopia é especialmente indicada em pacientes que não respondem aos medicamentos e mudanças do estilo de vida, aos paciente com mais de 40 anos, e quando há história familiar de câncer de estômago (em primeiro ou segundo grau).


O grande problema é que uma vez que desenvolvemos essa doença, caímos na grande dúvida de não saber como lidar com a alimentação e qual o tipo de hábitos precisamos mudar para conviver com ela.


A seguir te apresentarei 07 dicas para um melhor controle desse problema!!!



Dica 01: Evite alimentos gaseificados e que contenham cafeína!


Os sintomas da gastrite podem piorar com a ingestão de refrigerantes, bebidas alcoólicas, café, chá mate e chá preto! Por isso, diminua o consumo desses alimentos.


Dica 02: Evite alimentos gordurosos!


Evite comer frituras, carnes gordurosas, doces gordurosos. A gordura é má digerida no estômago, o que estimula a secreção do ácido gástrico causando piora da dor e da sensação de empanzinamento.


Dica 03: Evite embutidos, enlatados e em conserva!


Evite alimentos embutidos (linguiça, salsicha, mortadela, presunto, bacon, etc), alimentos enlatados e em conservas possuem uma alta concentração de sódio, que afeta diretamente a parede do estômago.


Dica 04: Evite alimentos muito temperados!


Evite alimentos e temperos picantes, como vinagre, pimenta, molhos industrializados, extrato de tomate, ketchup, mostarda e molho tártaro. Esses alimentos aumentam a acidez do suco gástrico, piorando a dor abdominal.


Dica 05: Evite o consumo de leite!


Apesar de o leite causar um alívio quase imediato na queimação, por ele conter muito Cálcio pode provocar um rebote ácido, isso é, um aumento da secreção de ácido pelo estômago, piorando a gastrite.


Dica 06: Evite jejum prolongado!


Coma de 3 em 3h. Isso evita que o suco gástrico fique acumulado no interior do estômago, causando mais irritação ao órgão.


Dica 07: Não coma apressadamente!


Mastigue bem os alimentos antes de engolir! Isso reduz a quantidade necessária de acido para digerir os alimentos, diminuído a irritação do estômago.


Lembre-se de que para que essas dicas surtam o efeito esperado é necessário que sejam colocadas em prática diariamente, por um período mínimo de 30 dias, período necessário para desenvolvimento de uma rotina!


Em alguns casos mais graves será necessário iniciar medicações específicas, para isso, procure um médico para uma avaliação adequada e melhor condução do seu caso!


Um abraço e até a próxima!


O vídeo com o compilado das 07 dicas você encontra no link abaixo!



Comentários


bottom of page